terça-feira, 16 de julho de 2013

CÁRIE DE MAMADEIRA

Sabe aquela máxima que diz que não devemos dormir sem escovar os dentes? Pois é... isso vale também para os pequeninos que acabaram de ganhar os seus, porque todos eles estão sujeitos a desenvolver a cárie de mamadeira.

Embora seja uma cárie como outra qualquer, dizem que ela é 'de mamadeira' porque está altamente relacionada àquela última mamadeira de antes de dormir, principalmente quando está açucarada.

Ou seja, é muito importante que a mamãe ou o papai evitem a colocação de açúcar extra no leite e que ele não durma imediatamente após mamar, mesmo com toda a pena do mundo. É muito importante higienizar os dentinhos deles antes do sono maior, por dois fatores: um restinho de leite tende a ficar parado na boca e, enquanto dorme, o bebê saliva menos. Essa situação é um paraíso para as cáries, e elas se alastram com mais facilidade que podemos imaginar.

Os restinhos de alimentos (não apenas o leite, mas também papinhas, sucos de frutas, mingaus de farinha, suquinhos de soja, etc.) em ação com microrganismos vão formar a placa que é um banquete para as bactérias. Elas produzirão ácidos que atacarão o esmalte do dente, e a cárie começa a se formar. 

Preste atenção em alguns fatores:
• A cárie começa com o aparecimento de manchinhas brancas em forma de linha, próxima à gengiva. É a partir desta fase que se sucede a erosão do dentinho e, mais tarde, a coloração escura.

• Os dentes anteriores superiores são os primeiros a serem afetados. 
• Evite truques como adoçar a chupeta em açúcar ou mel para acalmar o bebê e nem pensem em mamadeiras com refrigerante, por favor!
• Parece estranho, mas a escovação de dentinhos de bebês é uma ideia relativamente nova. Fale com o pediatra a respeito das escovinhas específicas, que são menores e muito macias.
• E não caia na ideia de que "como é dente de leite, não tem problema". Perder os dentinhos de leite antes da chegada dos permanentes pode causar problemas na nova formação dentária. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário