Essa sua avó e sua mãe já te disseram: pés para o alto sempre! |
Existem muitas possibilidades que podem causar a retenção de líquidos que causa o inchaço. A mudança hormonal da gravidez é uma delas. A tendência do organismo da pessoa também, pois quem tem o sistema linfático mais lento costuma reter mais líquidos. E ainda mais: à medida em que a barriga vai crescendo, o fluxo sanguíneo dos pés e das pernas tem mais dificuldade de retornar durante a circulação.
Para identificar o edema, não há nada complicado. O inchaço é visível, e forma-se um 'buraco' que vai voltando ao normal quando apertamos a pele.
O que fazer?
Menos sal
Todo mundo sabe que sal retém água. E não é só o salzinho que a gente usa na comida, mas qualquer tipo de alimento que é puro sal: shoyu, embutidos, azeitonas, salgadinhos, cubinhos de caldo e pozinhos de tempero pronto. E ainda: muita água e verduras, frutas e legumes na alimentação, e controle do ganho de peso.
Meias de compressão
Ainda bem que estamos no inverno, pois no verão elas são mais incômodas e esquentam. Mas sua função de comprimir as veias periféricas é muito importante na diminuição do acúmulo de água nos membros inferiores. A dica é colocar deitada na cama, antes mesmo de se levantar.
Atividade física
Quanto mais parada, o inchaço agradece. Tente manter a atividade física até quando puder, sempre com o aval e a orientação de seu médico.
Pernas ao alto
Essa dica é básica e vem de gerações. Elevar os pés ajuda a 'descer' o sangue das pernas para o coração, facilitando a circulação e diminuindo a sensação de inchaço. Quando dormir, coloque um travesseiro sob a panturrilha. E durante o dia, tente não ficar de pé por tanto tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário