terça-feira, 2 de abril de 2013

O NOME - parte 2


Embora pareça uma coisa simples, escolher o nome do filho ou da filha pode não ser algo fácil, pois depende de tantas coisas, como consenso, significado, combinações... Por isso mesmo, hoje vamos continuar com o assunto Nome do bebê. Você leu a primeira parte desse assunto? Não? Você pode ler agora, clicando aqui.

Nomes da moda 
A moda é cíclica: o que foi moda no passado, cai em desuso, daí chega alguém e resgata, e volta à moda novamente. Funciona igualzinho para os nomes. Francisco, Joaquim e Antônio, por exemplo, já foram considerados nomes "velhos". Mas a quantidade de meninos com esses nomes mostra que o resgate de nomes antes considerados antigos é mais atual que nunca.

O mesmo acontece com o nome da moda. Um levantamento de 2011 mostra que os nomes mais registrados no Brasil são: Miguel, Davi, Gabriel, Arthur e Lucas para os meninos, e Julia, Sophia, Isabella, Maria Eduarda e Manuela para as meninas.

Ou seja, dar o nome de Miguel para seu menino significa atrelá-lo com seu sobrenome durante um bom tempo: imagine a quantidade de Miguéis que haverá na sala de aula e na escola.

Logo, lembre-se que um nome da moda favorece o surgimento de homônimos, ainda mais se o sobrenome for comum. Imagine a quantidade de Miguéis de Oliveira nascendo, por exemplo. Nesse caso, aposte em mais um nome de família, ou em um nome duplo.

Nomes exóticos ou de celebridadesHoje em dia, os cartórios já nem aceitam o registro de nomes considerados exóticos demais, e que possam ser considerados ofensivos e prejudiciais à criança. Mas vira e mexe, sempre surge algum nome mais diferentão, e isso pode ocasionar bullying mais tarde. Isso certamente vai variar de família para família, mas não custa nada pensar nessa possibilidade.

Nomes de celebridade ou de personagens também tem muito a ver com os nomes exóticos. Muitos acabam virando moda e até absorvidos na cultura popular. Enzo, por exemplo, não era um nome comum até o nascimento do primogênito dos atores Cláudia Raia e Edson Celulari.

Nomes de família
Repetir o nome de pais, mães, avôs, avós, tias e tios, etc. é um recurso largamente utilizado, principalmente em famílias mais tradicionais e as reais. Isso pode ser um facilitador, mas também pode criar confusão. A escolha do final Junior ou Filho deve vir em consenso, e não por imposição.

Link:
• Os 100 nomes de bebê mais usados em 2011 (via Babycenter Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário