Uma pergunta mito frequente entre as grávidas é: eu posso comer sushi??
Pois é... antes que alguém diga que vai dar à luz um bebê com cara de sushi, podemos dizer que, a princípio, não há nenhuma restrição para que uma gestante possa aliviar sua vontade de jantar no japonês de vez em quando.
O grande problema - não só dos sushis e sashimis - mas de todos os alimentos que são consumidos crus é que, justamente por não passar por um processo de cozimento, as chances de uma intoxicação alimentar são muito maiores.
O modo como o alimento é conservado, e a higiene do local de preparo são fundamentais. Então, é extremamente necessário que haja plena confiança sobre quem e onde você vai consumir os alimentos crus.
Isso quer dizer que, logo de cara, não é lá muito legal que você vá a lugares que não conhece. E além disso, algumas dicas podem ser observadas:
- Evite buffets em que os alimentos ficam expostos (como sushis de churrascaria)
- Evite peixes que tenham concentração maior de mercúrio, como cação, garoupa e peixe-espada.
- Pergunte ao garçom se os peixes foram previamente congelados. Isso ajuda a diminuir problemas em relação a bactérias e outros germes que contaminam o alimento.
Lembre-se que a gravidez é um período em que o sistema imunológico da mulher fica mais delicado, então peixes e frutos do mar cozidos são sempre mais seguros. Agora, se surgir aquela vontade louca de comer um sushizinho, não deixe de conversar com o seu médico para você comer com tranquilidade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário