terça-feira, 18 de dezembro de 2012

GRAVIDEZ E DIREÇÃO




Férias e verão. Uma combinação impossível de ignorar. Todo mundo planejando uma bela viagem, e surge aquela dúvida: será que dá para viajar de carro com o barrigão?

Primeiramente vamos lembrar que grávida pode fazer tudo, desde que esteja saudável e atente para pequenos cuidados. Se você estiver no primeiro trimestre é mais comum sentir enjôo e tonturas, e corre-se inclusive o risco de desmaiar. Então se puder evitar dirigir melhor e mais seguro. Prefira ser a passageira. 

Nem sempre é possível se dar ao luxo de ir de motorista, nós sabemos disso. Então fique atenta aos cuidados para pegar no volante. Afaste o banco o máximo que puder sem deixar de alcançar os pedais. É muito importante deixar a barriga afastada do volante. Use SEMPRE o cinto de segurança. Os de três pontos são os mais seguros e mais indicados. Nada de deixar o cinto frouxo! Ele precisa estar bem preso em com toda tensão do sistema retrátil. 

Para colocar o cinto de segurança da melhor maneira, a faixa diagonal deve passar entre os seios, e descer pela lateral sem passar sobre a barriga. A faixa horizontal deve ficar o máximo possível abaixo do ventre. O uso correto do cinto de segurança reduz em 50% o risco de ferimentos graves e vítimas fatais em casos de acidentes. 

No último trimestre a tendência é inchar, e com esse calor a gente sabe que muitas vezes não dá nem para colocar um tênis ou sapato fechado. Então cuidado, porque chinelos e sandálias são menos estáveis e podem enroscar nos pedais, facilitando a perda do controle e eventuais acidentes. 

Se você planeja pegar a estrada, a melhor pessoa para te liberar para a aventura é o seu médico. Converse com ele e siga rigorosamente as orientações. De resto, é só aproveitar a viagem e se divertir! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário