quinta-feira, 16 de agosto de 2012

SHIRLEY VALENTINE




Muito antes de Julia Roberts encarnar a protagonista de “Comer, Rezar, Amar” e sair pelo mundo em busca de si mesma, essa história de uma mulher insatisfeita que viaja para encontrar o amor já rendia belos filmes e prêmios às atrizes. Para encerrar nossa série de filmes com personagens de mulheres fortes, escolhemos um ícone feminino: Shirley Valentine. 

O filme é inspirado na peça de Willy Russell, um monólogo que nos anos 80 arrebatou todos os prêmios possíveis e imagináveis do teatro. Aqui em terras tupiniquins foi estrelado por ninguém menos que Renata Sorrah. 

Na história, Pauline Collins faz Shirley Valentine, uma dona de casa exemplar de meia idade de Liverpool que revê sua vida e se questiona sobre quem ela é e os sonhos que sempre teve e que acabaram esquecidos entre o marido ausente, os filhos egoístas e as amizades vazias. Nessa insatisfação ela deixa um bilhete na pia da cozinha e embarca em uma viagem espontânea para a Grécia. Lá ela tem um encontro consigo mesma, repensa sua vida e encontra um grande amor. 

Um tributo à alma feminina, esse filme teve um impacto muito maior na época em que foi feito por dar voz a uma questão latente de todas as mulheres e que até então não havia sido exposta de forma tão aberta. Não por menos, Pauline Collins também foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz pela sua impecável performance. 

Faz assim: pega na locadora, assista e quem sabe você também não resolva deixar um bilhete sobre a pia e ir encontrar o amor. ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário