Quem é que nunca ofereceu seu reino por uma noite de sono!? E não estamos falando de uma noite de sono sua não. Tem dias que a gente faz até simpatia para os pequenos dormirem. Mas saiba que tem muito mais que você pode fazer pelo sono do seu bebê do que você imagina. Hoje vamos listar algumas regrinhas básicas que vão te ajudar (e ajudar seu filhote) a dormir com os anjos.
Rotina -
É muito importante criar uma rotina e seguir à risca. Crianças se sentem mais calmas e seguras com horários estabelecidos. Quando bebezinho o organismo está programado para dormir de 18 à 20 horas por dia. Quando não tem esse tempo de descanso, o organismo produz hormônios de stress que deixam a criança irritada e ativa. Sem contar que a falta de sono atrapalha o crescimento e desenvolvimento do bebê.
Crie um ritual -
Se até nós temos nossos pequenos hábitos na hora de dormir, porque seria menos importante para seu bebê!? Um banho morno, seguido de massagem e alguma atividade tranquila já no berço vai ajudar o seu filhote a dormir mais rápido e ter melhores sonhos. Conte uma história, cante alguma música ou mesmo converse em tom baixo e calmo. É também uma ótima oportunidade de criar um momento de intimidade com o seu filho.
Escolha um objeto de transição -
Um bichinho de pelúcia ou um paninho com textura suave (o famoso “naná”) são ótimos para serem manuseados pela criança na hora de dormir. É como se ela mesma se ninasse, e representa um importante suporte para o desenvolvimento psiquico. Só atenção em respeitar o vínculo da criança com o objeto. Ele nunca pode ser “retirado” da criança, não importa a idade. Ela mesma, com o tempo, vai decidir quando quer abandonar o objeto ou substituí-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário