terça-feira, 6 de dezembro de 2011

CONTÉM GLÚTEN


Vamos falar um pouco sobre nutrição, meninas! Quantas vezes a gente já viu em letras grafadas de negrito a seguinte frase nas embalagens de alimentos: Contém Glúten. Não contém glúten.  Muitas de vocês já devem ter se perguntado o que era esse tal de glúten.
Glúten é uma proteína encontrada no trigo, na aveia, na cevada, no malte e no centeio.  Não é uma proteína completa, ou seja, ela não funciona como um substituto para vegetarianos e afins. Mas é encontrada nos grãos dos cereais acima e, consequentemente, em todos seus derivados.
Depois que algumas celebridades andaram declarando por aí que devem suas recentes perdas de peso à eliminação do tal do glúten, ele rapidamente entrou na lista de vilão dos nossos quadris. Mas devagar aí, garota! Não pode sair mudando sua alimentação só porque leu a primeira manchete de revista feminina. Antes de adotar uma dieta é preciso se informar direitinho e consultar um médico.
Para você sabe, dizem que o glúten “rouba” os nutrientes do corpo, atrapalha a digestão e outras cositas más. Acontece que isso não é totalmente verdade, e esses sintomas só acontecem com pessoas portadoras da doença celíaca. A doença celíaca é uma espécie de “alergia” que algumas pessoas possuem ao glúten. Elas acabam substituindo a alimentação com arroz, milho, mandioca e seus derivados.
Qualquer dieta restritiva deve ser acompanhada e orientada por um médico, para evitar danos a sua saúde. E se a senhora não é celíaca ou não recebeu orientação de um especialista para cortar glúten da sua alimentação, não tem nenhum motivo para ficar colocando a saúde em risco.
Nossa alimentação é muito baseada em alimentos que são feitos dos cereais que carregam glúten. Quer emagrecer mesmo? Que tal procurar uma nutricionista, montar um cardápio equilibrado e parar de cabular a academia? Mesmo porque a gente sabe que uma Samba Calcinha só fica bonita em um corpo saudável. ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário